Você está visualizando atualmente POP/AL fica no top 3 do Índice de Maturidade dos POPs da RNP

Anualmente, a Rede Nacional de Pesquisa divulga o ranking dos Pontos de Presença que mais atingiram os critérios de maturidade de gestão. A finalidade do indicador revela o grau de maturidade na atuação dos PoPs espalhados pelo país, a partir da avaliação do desempenho das funções que mais contribuem para fortalecer suas contribuições estratégicas.

O indicador é expresso pela média simples da pontuação obtida por meio da aplicação de um processo de autoavaliação assistida realizada pelos PoPs participantes do Índice de maturaridade.

São considerados as dimensões estratégica, tática e operacional onde os POPs podem alcançar 4 diferentes níveis: o inicial, quando a gestão e governança do PoP ocorre de maneira não organizada; o padronizado, quando já se tem alguns processos patronizados, demonstra boa potencialidade para cumprir metas e objetivos e os métodos dependem muito da experiência dos profissionais envolvidos; o gerenciado, quando o PoP tem processos e rotinas preestabelecidas e escaláveis, ambas baseadas nas melhores práticas observadas, com bom alinhamento com as diretrizes do Modelo de referência e o mais alto nível de maturidade que é o otimizado, quando o ponto de presença tem um gerenciamento completo, padronizado, controlado e escalável.

“É muito satisfatório esse resultado. A expectativa agora é de melhoria para as próximas avaliações, por isso estamos realizando algumas ações visando resultados ainda melhores” comentou o Analista de Operações Sênior da RNP, Bruno Cavalcante.

“As melhorias na estrutura física, a modernização das ações com uso de ferramentas de tecnologia e o aprimoramento dos processos de trabalho do POP Alagoas contribuíram diretamente para essa pontuação. Essa maturidade é também muito relevante para o Estado de Alagoas, que por meio da Fapeal, que é nossa instituição abrigo, contribui diretamente com o avanço das ações da RNP em todo estado” pontuou o Coordenador administrativo do POP/AL, Georginei de Souza Neri.

Para a RNP, a meta anual de pontuação para que seja alcançado o nível padronizado de maturidade é de 0,6 e 0,79. O POP/AL ficou na 3º posição com 0,92, em segundo, o POP/SC, com 0,95 e em 1º lugar, o POP/RN com a pontuação de 0,98. O resultado teve como referência o ano de 2021 e os três primeiros meses de 2022.

Deixe um comentário