• Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias
  • Tempo de leitura:2 minutos de leitura

Autoridades estaduais, acadêmicas e representantes do setor de pesquisa conheceram de perto o Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Alagoas (PoP-AL/RNP), abrigado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (FAPEAL). A visita reforça o papel estratégico da infraestrutura para o fomento da pesquisa, inovação e conectividade universitária no estado.

Recebido pelo presidente da FAPEAL e por servidores técnicos, o governador Paulo Dantas percorreu as instalações do PoP-AL, conversou com os colaboradores e conheceu os equipamentos que sustentam a conectividade de alta performance entre instituições de ensino, laboratórios e centros de pesquisa no estado. Durante o evento, ele destacou que o investimento em infraestrutura tecnológica sólida é fundamental para consolidar Alagoas como polo de ciência e inovação.

A visita integra a agenda realizada no âmbito da cerimônia de entrega do Prêmio de Excelência Acadêmica, na qual 110 pesquisadores alagoanos foram premiados por publicações de destaque científico, e em que o governo estadual também anunciou a requalificação da sede da FAPEAL e o lançamento de bolsas de mestrado voltadas ao Núcleo de Integridade da Informação.

Na oportunidade, foram ressaltadas as intervenções recentes no prédio da FAPEAL, o PoP-AL, localizado no mesmo edifício, ganha destaque por prover acesso à internet de alta velocidade e interligar universidades estaduais, federais e demais instituições de pesquisa em Alagoas.

Segundo o presidente da FAPEAL, os investimentos recentes dobraram os aportes anteriores e realçam a visão estratégica do governo para a área de ciência, tecnologia e inovação. O secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, apontou que a visita institucional reforça a confiança no papel da pesquisa científica para o desenvolvimento socioeconômico do estado.

Durante o evento, também foi lançado um edital de 15 bolsas de mestrado voltadas ao tema da desinformação e integridade da informação, em parceria entre a FAPEAL e a Secretaria Executiva de Comunicação (SECOM), contemplando alunos de diversas áreas do conhecimento. Essa iniciativa reforça a ligação entre infraestrutura tecnológica (como o PoP-AL) e estímulo à produção acadêmica relevante.

Com a visita, espera-se ampliar o reconhecimento institucional do PoP-AL como um ativo estratégico para ciência e inovação em Alagoas, para âmbito da pesquisa científica, além de reforçar o compromisso do governo estadual com a modernização digital e o fortalecimento dessa área no estado.