Você está visualizando atualmente Fapeal e RNP seguem implementando ferramentas tecnológicas

Webconf permite a criação de reuniões virtuais com até 150 pessoas e a gravação dos conteúdos dos encontros na íntegra

Tárcila Cabral

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) tem implementado uma série de recursos tecnológicos em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Atuando dentro de instituições locais, o Ponto de Presença da RNP em Alagoas (POP/AL) tem munido os órgãos parceiros com ferramentas integradas e eficientes, sendo a Webconf a sua mais recente contribuição.

Após disponibilizar o Eduroam, ferramenta de acesso gratuito a internet nas instituições científicas e de estudo locais, a Rede agora oferta um recurso de salas de reuniões virtuais com atributos avançados. A Webconf cria espaços de diálogo virtual com interação em áudio e vídeo, mas com os objetivos de atender a demandas científicas, tecnológicas e de inovação dos clientes da Rede de pesquisa.

“A RNP fornece uma série serviços para os seus clientes utilizando, a autenticação da plataforma CAFe (Comunidade Acadêmica Federada), a gente implantou um IDP da café, que é um provedor da identidade das pessoas para realizar o login nesses sistemas, e quando a gente implantou aqui na Fapeal isso possibilitou que os colaboradores utilizassem esses serviços que a RNP oferece”, explicou o Analista de Infraestrutura e Redes da Fapeal, Felipe Alves.

Atualmente os 38 clientes do POP/AL no estado podem utilizar a plataforma que já está em funcionamento para reuniões. Porém cada instituição precisa realizar as suas configurações e atender a algumas demandas necessárias. O usuário deve verificar se o usuário de e-mail institucional e a senha estão ativos, ou realizar uma conta pessoal no serviço junto ao POP/AL.

Dessa forma, os colaboradores vinculados a instituições parceiras da RNP em Alagoas podem acessar a Webconf fazendo o login com o seu usuário da CAFe utilizando o e-mail com a sua respectiva senha, e assim ter acesso automático ao serviço de criação de salas.

“Hoje em dia, as tecnologias estão bem similares, mas o diferencial da Webconf é que podem ser feitas reuniões com até 150 pessoas de forma gratuita”, usufruindo de todos os atributos: “Nela você pode apresentar os seus projetos, pode gravar a sua tela e todo o diálogo, e você não vai pagar nada por isso”, frisou o analista.

Inclusive, eventos de grande porte já vêm sendo promovidos através da plataforma. Em outubro de 2022, o POP/AL realizou o II Workshop de Tecnologias de Rede através da Webconf. O workshop promovia palestras e diálogos em uma sala da rede e a equipe do Ponto de Presença transmitia o conteúdo na íntegra para o YouTube.

“A sala era interna para os convidados, palestrantes e mediadores, mas era transmitida simultaneamente no YouTube. Fora que instituições parceiras da RNP podem criar as suas próprias reuniões na Webconf e convidar pessoas externas a participar”, completa Alves.

Os convidados podem realizar o seu cadastro no serviço ou entrar como visitante, sendo necessário apenas um convite por e-mail com o link. Quando a sala estiver aberta e iniciar a reunião, os usuários externos poderão acessar a Webconf sem maiores problemas.

A vantagem das reuniões na plataforma é o número alto de participantes permitido, e o fato de que podem elas podem ser gravadas para serem utilizadas posteriormente.

A única limitação para esses usuários é que não poderão executar a criação de suas próprias salas de reuniões na ferramenta, já que este é um benefício exclusivo dos clientes da RNP.

Deixe um comentário