Representantes do PoP-AL e da Fapeal participaram do Fórum RNP 2025 e do Encontro PoP-Redecomep, debatendo inovação, redes avançadas e o futuro da conectividade em Alagoas.

O PoP-AL, abrigado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), esteve representado no Fórum RNP 2025, realizado entre os dias 15 e 18 de setembro, em Brasília, e que reuniu mais de duas mil pessoas, presencialmente e online. O evento é o maior espaço de debate sobre redes avançadas, inovação e governança digital no Brasil. 

Bruno Barbosa – RNP, Secretário Silvio Bulhões – SECTI AL, Coordenador Geral do PoP – Goerginei Neri e Victor Tenório – PoP-AL e GETI FAPEAL

Participaram do encontro Georginei Neri, servidor da Fapeal e coordenador administrativo do PoP-AL; Bruno Cavalcante Barbosa, Analista de Operações Sênior da RNP em Alagoas; e Victor Tenorio, gerente executivo de Tecnologia da Informação da Fapeal e responsável pela Comunicação do PoP-AL. 

As pesquisadoras Letícia Crisóstomo e Luanna Melo também representaram Alagoas, após aprovação em chamada pública de trabalhos, com a palestra “IoT e a Vida das Mulheres: Autonomia, Segurança e Desafios na Era Digital”

Representatividade feminina e inovação: destaque para Alagoas

As pesquisadoras Letícia Crisóstomo e Luanna Melo também representaram Alagoas no evento, após aprovação em uma chamada pública nacional de trabalhos. Elas apresentaram a palestra “IoT e a Vida das Mulheres: Autonomia, Segurança e Desafios na Era Digital”, que despertou grande interesse do público presente. A palestra abordou como as tecnologias baseadas em Internet das Coisas (IoT) estão impactando a vida cotidiana das mulheres, especialmente no que se refere à autonomia, segurança e privacidade digital. A fala das pesquisadoras destacou a importância de políticas e práticas tecnológicas mais inclusivas, que considerem a diversidade de gênero na concepção de soluções digitais.

Luanna Melo da FAPEAL e Leticia Crisostomo – PoP-AL

Reuniões Estratégicas: Redecomep e PoPs 

Já na segunda-feira (15), os representantes do PoP-AL participaram do Encontro Nacional PoP-Redecomep 2025, espaço estratégico que reuniu gestores de Pontos de Presença e Redes Metropolitanas Comunitárias de Educação e Pesquisa (Redecomep). 

O encontro teve como foco: 

  • A interiorização da infraestrutura de rede nos estados; 
  • A construção e evolução das redes metropolitanas no interior; 
  • Os avanços tecnológicos e administrativos nas redes existentes e a aplicação dessas soluções nas redes em desenvolvimento. 

Entre os resultados esperados, destacam-se: 

✔ Maior integração entre redes, PoPs e demais áreas da RNP; 

✔ Identificação e aproveitamento de sinergias; 

✔ Geração de insumos estratégicos para o planejamento da RNP e dos Comitês Gestores. 

Outro ponto importante foi a reunião sobre definição dos OKRs dos PoPs, que permitiu alinhar metas e resultados esperados para fortalecer a gestão, aumentar a eficiência operacional e ampliar o impacto das ações nos estados. 

Fórum RNP 2025: Inovação e tendências 

De terça a quinta-feira, os participantes tiveram acesso a palestras, oficinas e espaços de networking, trazendo novas perspectivas e soluções para serem aplicadas em Alagoas. Os eixos temáticos em destaque foram: 

  • Segurança e Privacidade: proteção no mundo digital; 
  • IA e Inovação: ética, impactos e aplicações práticas; 
  • Redes Avançadas: 5G, IoT e conectividade em expansão; 
  • Governança e Liderança: modelos inclusivos e sustentáveis. 


Entre os momentos marcantes do evento, destacou-se a homenagem à Vanessa Araújo, residente do programa Hackers do Bem, que recebeu uma placa de reconhecimento por sua contribuição na trilha de Governança, Risco e Compliance (GRC). A distinção simbolizou não apenas o talento e dedicação da profissional, mas também o impacto positivo da parceria entre a RNP e o Ponto de Presença de Alagoas (PoP-AL), que ofereceu suporte técnico e institucional para o desenvolvimento de suas atividades e conquistas dentro do programa.

A presença do PoP-AL no Fórum RNP 2025 reforça o compromisso com a inovação, a segurança digital e a integração de Alagoas ao cenário nacional das redes avançadas de pesquisa e educação.